quarta-feira, 15 de junho de 2016

Os principais deuses da Mitologia Grega

Mitologia realmente é algo fascinante! A Grécia antiga seguia um conceito Politeísta de religião, ou seja; acreditavam em vários deuses. Tais deuses inclusive tinham sentimentos bem humanos, como felicidade, raiva, inveja, ciumes, etc. Eram seres que não podiam nunca revelar sua verdadeira forma para mortais, pois a visão do divino acabava queimando-os vivos. E mesmo assim nos mitos eram comuns os relacionamentos entre ambos, com os deuses escondendo sua verdadeira forma; logico. Nessa lista você vai perceber que muitos deles nasceram de formas confusas e bizarras. Segue agora, os nomes Gregos e Romanos, assim como a descrição dos principais deuses da mitologia grega.

Zeus - Júpiter
Área de influencia: Céus, chuvas e Raios.

O mais importante dos deuses dessa mitologia tinha que ser o primeiro da lista. Soberano do Olimpo e responsável pela lei e a ordem do mundo; Zeus passou a governar apos destronar seu pai; Chronos. Orgulhoso e mulherengo, mesmo sendo casado; Zeus já teve relacionamentos com diversas deusas, semi-deusas, titânides, humanas e ate mesmo um jovem príncipe (é serio!). De suas paixões nasceram diversos novos deuses e heróis valorosos, o mais famoso deles é o Hércules (ou Herácles). E praticamente metade dessa lista é formada por filhos dele.

Hera - Juno
Áreas de influencia: Família, casamento e o parto.

A terceira esposa de Zeus. Ciumenta a um nível possessivo, porem incapaz de descontar sua ira no marido, ela acabava descontando a raiva nas amantes e filhos que Zeus fazia por ai. Hera era tão recatada e puritana, que apôs se casar com Zeus, ela por algum tempo passou a se banhar todas as noites no rio Canatus, que segundo o mito restaurava a virgindade.

Poseidon - Netuno
Áreas de influencia: Mares e Terremotos.

Na Grécia antiga, acreditava-se que os maremotos que  viravam navios eram obras da ira dele. Apesar de ter sido um dos mais respeitados deuses entre os gregos, sua versão romana; Netuno era meio deixada de lado, pois romanos não tinham o habito de viajar pelos mares. Possuía como arma principal um tridente. Segundo o mito; governava um reino no fundo do mar junto com sua esposa; Anfitrite,

Ares - Marte
Áreas de influencia: Guerra.

Ao contrario de Poseidon, era um dos deuses mais populares entre os romanos. Isso por que segundo o mito; dois de seus filhos mortais: Rômulo e Remulo são os fundadores de Roma. Porem entre os gregos Ares era pouco querido. Isso por que sua área de influencia era a parte sanguinária e destrutiva da Guerra. Sanguinolento ao extremo; Ares costumava descer em campos de batalha humanos atacando quem estivesse pela frente, contagiando todos com sua ira. Ele também era amante da bela Afrodite; Amor e Guerra.

Atena - Minerva
Áreas de influencia: Sabedoria, artesanato, guerra.

Diferente de Ares, a mais sabia dos deuses era responsável pela parte estratégica e muitas vezes necessitaria da guerra, devido a isso, os gregos preferiam rezar para ela durante as batalhas. Atena nasceu de uma forma nada comum: Direto da cabeça de Zeus, dias depois dele engolir sua mãe que estava gravida dela. Inclusive já nasceu adulta e de armadura. Bizarro...

Apolo - Apolo
Áreas de influencia: Musica, poesia, arquearia, sol, medicina, profecia, etc.

O único dessa lista que tem o mesmo nome tanto entre os Gregos quanto entre os Romanos. Extremamente popular na Grécia antiga, Apolo tinha tantas áreas de influencia, que quando os Gregos não sabiam a qual deus alguma pertencia; era comum falarem coisas como "ah... deve ser de Apolo". Um dos maiores feitos de Apolo (se não o maior), foi ter derrotado a serpente Píton, um monstro gigantesco enviado por Hera para assassinar sua mãe; a deusa Leto. No mito, usando sua carruagem, ele puxava o sol diariamente do Leste ao Oeste.

Ártemis - Diana
Áreas de influencia: Lua, caça.

Irmã gemeá de Apolo, existem versões do mito em que ela nasceu momentos antes, e logo depois ainda ajudou no parto dele. Ártemis jurou castidade eterna, possui um grupo de jovens garotas (igualmente castas) escolhidas a dedo que costumam acompanha-la em suas caçadas.

Hefesto - Vulcano
Áreas de influencia: Metalurgia, fogo.

O pobre Hefesto nasceu com uma aparência horrível, tão horrenda que sua mãe Hera o arremessou do alto do monte Olimpo. Metalúrgico nato; quando cresceu conseguiu voltar ao trono do monte olimpo graças aos seus talentos com as mãos, se tornando o ferreiro dos deuses. mas não sem antes se vingar de sua mãe, pegando-a de surpresa com um presente de um trono; equipado com amarras que a deixaram presa por dias nele. É casado com Afrodite.

Afrodite - Vênus
Áreas de influencia: Beleza, amor e prazeres carnais.

A mais bela das deusas também é a mais antiga dessa lista. Afrodite nasceu quando o pênis descepado do deus primordial Uranus caiu no mar, a fusão dos dois elementos deu origem a uma concha, da qual a deusa saiu de dentro. Sendo uma divindade ligada a prazeres carnais; já seduziu e se relacionou com diversos deuses e humanos. Mesmo sendo casada com Hefesto, sua verdadeira paixão é o deus Ares, com quem teve vários filhos.

Hermes - Mércurio
Áreas de influencia:  Estradas, viajantes, ladrões.

Esse sempre foi um prodígio. Ainda como um bebe foi capaz de fugir do berço escondido de sua mãe, roubar varias vacas do gado de Apolo; seu irmão mais velho, perceber facilmente se um velho na estrada estava mentindo ou não, inventar a lira e da-la de presente a Apolo para evitar um castigo. Tudo isso em apenas uma noite! Sendo o mais veloz dos deuses; Hermes tinha um par de sandálias com asinhas, que o permitia se deslocar mais fácil por ai.

Dionísio - Baco
Áreas de influencia: Vinho, festas.

Segundo o mito, ele era o deus do vinho e das festanças pesadas, quando ainda não era um deus por completo Dionísio viajava pela Grécia de cidade em cidade junto com seus seguidores, organizando orgias e festas que atraiam pessoas de todas as partes. sua fama subiu tanto que com o tempo acabou subindo ao patamar de um dos 12 deuses principais do Olimpo. Filho de Zeus com uma humana, sua mãe morreu quando ela ainda estava gravida dele devido a um descuido de seu pai. Apiedado; Zeus retirou o pequeno feto de dentro do cadáver e terminou de gera-lo dentro de sua propia cocha. As palavras "Bacanal" e "bacana" vem do nome romano dele; Baco.

Deméter - Ceres
Áreas de influencia: Agricultura e cereais.

Deméter é dita como uma deusa que tem boas relações com os seres humanos, ensinando-os diversas técnicas de plantio e cultivo. Mas também tinha seu lado cruel. Quando Hades sequestrou sua filha; Perséfone com a intenção de torna-lá sua esposa, Deméter se revoltou contra tudo e todos, jogando uma maldição na terra. Por um tempo nada que era plantado nascia, milhares de humanos morreriam de fome enquanto ela não tivesse sua filha de volta. O problema é que quando a encontrou, a garota já havia se alimentado do fruto do mundo inferior, ficando ligada a ele, alem de ter começado a criar afeição por Hades. Isso tudo foi resolvido com um acordo feito por Zeus, em que Perséfone passaria metade do ano na terra com sua mãe, trazendo a primavera e o verão e a outra metade com Hades, no mundo inferior. Algumas versões do mito dizem que ela ficava apenas 1/4 do ano com sua mãe, apenas na primavera.

Hades - Plutão
Áreas de influencia: Pôs-vida, mortos e riquezas da terra.

O unico dessa lista que apesar de ser um deus maior, não é um Olimpiano. Apôs os irmãos Zeus, poseidon e Hades derrotarem os seus ancestrais; os malignos Titãs, o mundo foi dividido entre os 3: Zeus ficou com os céus, Poseidon com os Mares e Hades com o mundo inferior; o ponto final da jornada da vida. Era um deus tão temido, que os antigos Gregos costumavam evitar pronunciar seu nome, pois diziam que trazia mal agouro.Só lhe era permitido que entrar as vezes no monte Olimpo, pois nem os outros deuses costumavam apreciar sua presença. Apesar disso, ao contrario do que se pode pensar, Hades não era necessariamente uma divindade maligna; mas sim neutra, estava mais preocupado em administrar seu mundo particular do que com as intrigas dos outros deuses. Era casado com Perséfone e tinha um cão imenso de 3 cabeças chamado Cérberos, que guardava a entrada do mundo inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário