Os oráculos tratavam-se de supostas profecias, conselhos ou respostas que serviam para ajudar em uma questão pessoal.
Com o tempo; foram chamados de oráculos também as pessoas que falavam as profecias, os lugares que elas eram realizadas e
ate mesmo objetos; como os famosos Tarot e bolas de cristal.
Apesar de existirem registros de civilizações anteriores que acreditavam em adivinhos, foi na Grécia antiga que o conceito ganhou um culto, alem de templos dedicados a pratica; normalmente assimilados ao deus Apolo.
Você já deve ter ouvido falar do "Oraculo de Delfos" certo? pois esse era um dos centros mais famosos dedicados a pratica. Muito procurado entre os seculos 8 A.C. e 2 A.C.
Servindo como um conduíte para as profecias de Apolo, a sacerdotisa do local inalava os gases tóxicos que ficavam no interior da caverna do templo, ficando em um estado alterado de transe. E que segundo a crença faziam com que ela recebesse mensagens de Apolo em forma de profecias e versos, repassando-as aos visitantes. Que iam desde cidadãos comuns, ate políticos influentes.
Segundo a mitologia Greco/Romana; essa caverna era o lar da gigantesca serpente Píton, que apôs ser derrotada por apolo, caiu em uma fenda da caverna, os gases inalados pela sacerdotisa supostamente viriam de seu corpo putrefato; conectando-a a Apolo.
A explicação para a real causa/efeito desses gases veio seculos depois. Geólogos descobriram que os gases que saiam das fendas eram a mistura de diversos elementos químicos, como metano e etileno, que eram levados a superfície pegando carona com vapores da água de uma nascente que ficava em camadas profundas; abaixo do templo; causando um efeito narcótico na sacerdotisa.
O culto durou ate a ascensão do cristianismo. Implantado pelo império romano que já havia dominado o local anos depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário