segunda-feira, 4 de julho de 2016

Bestiario: 5 criaturas da Mitologia Nórdica

Fenrir

Um dos monstruosos filhos de Loki, Fenrir é um lobo famoso por devorar o deus Odin durante os eventos do Ragnarok (apocalipse nórdico). Antes disso; devido a sua imensa selvageria e violência, passou seculos preso pelos deuses em uma caverna localizada em uma ilha deserta. Mas isso não fica barato, pois o lobo ainda consegue arrancar e comer uma das mãos do deus Tyr. Possui dois filhos; Hati e Skoll, que posteriormente devoram a lua e o sol nas lendas. Fenrir acaba morto por Vidar, filho de Odin, que ataca o lobo logo apôs ver o mesmo matar seu pai.

Tanngrisnir e Tanngnjóstr

No mito, essas duas cabras de nomes complicados puxavam a carruagem do deus Thor em suas viagens. Quando sentia fome, o deus do trovão costumava matar uma delas e comer sua carne. A cabra acabava ressuscitada durante a noite e já estava bem pela manhã. Bizarro? Magina...

Jörmungandr

Jörmungandr seria uma cobra tão imensa que conseguia se enrolar em volta do mundo a ponto de morder sua própia calda, dai seu apelido de "Serpente do mundo". Também filha de Loki, durante um bom tempo Thor sonhou em enfrenta-la para testar sua força, a ponto de quase conseguir pescar a criatura uma vez, sendo impedido pelo gigante; que cortou a corda da vara de pescar para evitar os estragos que tal combate poderia gerar. A batalha dos dois só acontece mesmo durante os eventos do Ragnarok, onde um acaba matando o outro.

Sleipnir

Mais um filho de Loki (ele não para rs), esse cavalo de 8 patas que segundo o mito, seria o ser mais rápido do universo. O bizarro nascimento dessa criatura ocorreu quando um Gigante de gelo, disfarçado de pedreiro convenceu os deuses que o casassem com a bela deusa Freya caso ele terminasse de construir o muro de valhalla em um curto período de tempo determinado. Desesperados ao ver que ele conseguiria terminar a obra a tempo graças a ajuda de seu cavalo, os deuses mandaram que Loki desse um jeito nisso. O ardiloso deus da trapaça então se transformou em uma égua e atraiu o cavalo para longe. Tempos depois, sem conseguir completar o muro a tempo o gigante foi desmascarado. E loki apareceu logo em seguida acompanhado de seu mais novo filhote; um cavalo de 8 patas, que deu de presente para Odin, afim de fazer uma media. Isso mesmo, Loki é a mãe de Sleipnir.

Mokerkialf

No mito, Mokerkialf era um golem de barro com dezenas de metros, quando foi modelado, os gigantes de gelo colocaram um coração de égua nele, acreditando que assim ele seria mais veloz e impetuoso. Era servo de um gigante de gelo chamado Hrungnir, que fora desafiado por Thor para um duelo em duplas apôs o mesmo desrespeitar sua esposa. Na luta, enquanto Thor deu cabo de Hrungnir, quem lutou contra o gigantesco golem foi um criado de thor chamado Thialf, que estrategicamente fez o monstro tropeçar nas propiás pernas, tornando-se um alvo fácil no  chão.